25 de out. de 2011

O sexto sentido do crente
2Co 5:6-10

Todos nós conhecemos alguém que tem uma historia impressionante sobre o mundo sobrenatural. Talvez você mesmo tenha uma historia para contar.
Todos nós nos interessamos muito pelo sobrenatural. Veja quantos filmes são feitos sobre esse tema.
Mas, é importante ver o que a Bíblia fala sobre o “além túmulo”.
O apóstolo Paulo fala sobre a nossa habitação celestial (v.2). Mas, não é somente isso, precisamos viver essa realidade espiritual, mesmo que ainda estejamos vivendo em carne e osso. (v.4-6; 10) (4.16-18) (Mt 6.19-21)
Somos convocados a viver pela fé e deixar de viver pelos que vemos. Compararemos essas duas formas de viver.

Viver pelo que vemos.

1º. Nós temos cinco sentidos. Que nos fazem perceber esse mundo físico em que vivemos.
Visão. Audição. Olfato. Paladar e Tato.
Mas, temos um único ‘sentido” que nos faz perceber e viver o mundo espiritual. É a .
· 2Co 4:18  não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
· Hb 11.13-16.
· 1Co 15:19  Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
As coisas espirituais não podem ser sentidas pelos sentidos físicos, mas, podem ser sentidas pela fé. Talvez você não “sinta” a presença de Deus, mas, pela fé você tem a certeza de que Ele está presente. É uma questão de fé e não de sentimentos.
2º. Andar por fé implica ver além do horizonte.
Andar por vista, implica em ver só o que esta na nossa frente diante dos nossos olhos. Tudo aquilo que pode ser sentido pelos cinco sentidos físicos.
E dessa forma vivermos pelo que sentimos e não pelo que cremos.
Por isso, tudo o que quisermos construir baseado em nossos sentimentos podem nos frustrar imensamente. Ex: você está “sentindo” a presença de Deus nesse culto? Sim ou não. Mas, veja, que não é a sensação que determina se Deus está presente ou não. A Presença de Deus não é o mesmo que sensação da presença de Deus. A sensação pode ter origem na imaginação; e a presença pode ser vivida sem nenhuma “sensação sensível”.  Ex. O ato que gera uma criança, em geral é praticado por prazer. Todavia, não é pelo prazer que a criança vem ao mundo e sim por uma função biológica. Assim é Deus em nossa vida. A salvação não é um sentimento e sim um fato concebido pela fé. Ef 3:17  e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor. É a presença real, e não a sensação da presença que gera Cristo em nós. Não estou dizendo que é pecado “sentir” a presença de Deus. A sensação é um dom formidável, e agradecemos a Deus quando a experimentamos, mas, não podemos viver pelo que sentimos, temos que viver pelo que cremos. É pela fé que nos alegramos no Senhor. 1Pe 1:8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória.

Viver pela fé.

1º. Mas, o que é andar, ou viver pela fé?
Viver pela fé é viver na prática da Palavra independentemente do que vemos e sentimos.
É viver pelo que cremos pela fé.
Não tem outro jeito, ou vamos viver pela fé em Cristo ou vamos viver pelo que sentimos. Alguns crentes, mesmo que professam a sua fé em Cristo vivem pelo que vivem e pelo que sentem.
Muitas vezes o que sentimos é mais forte do que a nossa fé. Se a nossa fé estiver fraca, não vemos isso como um problema sério, mas, se os nossos sentimentos são angustiantes, aí decidimos pedir ajuda e oração. Quando sentimentos se tornam mais importantes do que a fé, aí, coisas se tornam mais importantes de que Deus e pessoas se tornarão mais influentes do que o Espírito Santo.
Nosso alvo está naquilo que nós não podemos ver. A ressurreição, o arrebatamento, a Nova Jerusalém, a transformação de nosso corpo, todas estas dádivas são verdadeiras, mas estão invisíveis aos nossos olhos. Quão difícil é esperar aquilo que não se pode ver. Mas nós andamos por fé (por aquilo que cremos) e não por vista (as coisas que podemos ver). (Hb 11.1 – “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem”. V.13-14 – “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria”.
2º. O nosso compromisso está vinculado a nossa fé e não aos nossos sentimentos.
Se a nossa fé for forte, teremos compromisso sério com as coisas que não podemos ver. Se andarmos pelos sentimentos, aí o nosso compromisso será com as coisas que podemos sentir.
Avalie essas coisas:
· Comunhão com Deus.
· Fome pela palavra.
· Comunhão com os irmãos. Vida comunitária.
· Freqüência ao culto.
Tudo isso tem a ver com a nossa fé. Assistência ao culto é um termômetro de nosso compromisso com o reino de Deus. É uma expressão de nossa fé. Não dá pra acreditar num crente que não tem compromisso com a sua igreja. Quem deixa de vir ao culto por motivos fúteis não tem real compromisso com o Reino de Deus. Não vive pela fé e sim vive pelos seus sentimentos.
Creio que, em certos momentos, temos que ser honestos diante de Deus. Estou doente. Ex: quando perdi o apetite. Sabia que estava doente. Andar por vista é pecado, é falta de fé.
Quem está nessa situação começa então a dar desculpa: Não tenho tempo. Estou cansado demais. Não tenho cabeça para mais nada.
· Não tenho tempo. Quer diz, não é minha prioridade. Tempo todos nós temos. A questão é, como eu quero usar o meu tempo?
· Estou cansado demais. Mas, temos energia para fazermos o que queremos fazer.
· Não tenho cabeça para mais nada. Ou seja, o que ocupa a sua cabeça? É você mesmo. Suas coisas.
Em cima de tudo isso, ficamos posando de vitima. Falando que é a igreja que não cresce. Que os irmãos não ligam para mim. O pastor não me visita...
Com certeza, andar por fé ou andar por vista é a diferença entre o crente produtivo e o improdutivo.
Andar por vista é confiar só nas coisas terrenas e perecíveis deste mundo. Porem andar por fé, é buscar as coisas que são de cima.
Viver pela fé é ter a esperança que a qualquer momento o Senhor Jesus romperá as nuvens dos céus para buscar o povo seu.
O apostolo Paulo tinha essa esperança. 2CO. 5.7.8.Porque andamos por fé, e não por vista. Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário